Cuidados com a retina

O Dia Mundial da Retina serve como alerta para os cuidados com a visão, problemas que afetam mais de 40 milhões de pessoas no mundo. Com a ida ao oftalmologista para a revisão de rotina é possível ter o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, evitando o agravamento de algumas doenças.

As doenças hereditárias da retina são condições que afetam pessoas de todas as idades e, apesar de serem geralmente de causas genéticas, podem acometer esporadicamente pacientes sem histórico familiar.

A Retinose Pigmentar é parte de uma família de doenças hereditárias da retina que causam degeneração da retina dentro de um período que depende de cada paciente. Quanto maior o tempo sem tratamento, maior a possibilidade de perda irreversível da visão. Entre outras, as principais doenças são:

  • Degeneração Macular Relacionada à Idade
  • Retinose Pigmentar
  • Doença de Stargardt
  • Síndrome de Usher
  • Amaurose Cogênita de Leber

A perda de visão produz enormes consequências para a vida de uma pessoa, reduzindo, em um primeiro momento, a sua independência. Na visita regular ao oftalmologista, são feitos exames de rotina e avaliado o histórico familiar do paciente, para aumentar o rastreio de algumas dessas possíveis doenças, melhorando as possibilidades de acompanhamento e tratamento, tendo como objetivo a preservação da visão.

Procure o oftalmologista e evite o agravamento de doenças que poderiam ser tratadas em tempo.

Crédito da foto: istock photo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *