Abril Marrom: alerta para cuidar da visão

O mês de abril é muito importante para a oftalmologia, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. O Abril Marrom é uma campanha dedicada ao alerta sobre os cuidados necessários com a visão, especialmente a prevenção e o tratamento quando uma doença é diagnosticada. Para isso, a visita regular ao oftalmologista ajuda a identificar de forma precoce um problema e ter maiores chances de sucesso para reverter o quadro ou, em situações mais graves, evitar a perda da visão.

A cor marrom foi escolhida por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. A íris é o órgão responsável por controlar a quantidade de luz que entra em nossos olhos. Com várias ações, o objetivo é ampliar a conscientização da população para prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira.

Caso não sejam tratadas no tempo correto e de forma adequada, muitas doenças levam a cegueira irreversível, como o glaucoma, a degeneração macular relacionada a idade (DMRI) e a retinopatia diabética, uma complicação relativamente comum em pacientes dom diabetes. Algumas dessas doenças necessitam de cirurgias para o restabelecimento da visão, como a catarata.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que cerca de 75% dos casos de cegueira resultam de sintomas não identificados no tempo certo, sendo, portanto, preveníveis ou tratáveis. Sem os cuidados adequados, a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo. Já em crianças, a média fica em uma que perde a visão por minuto.

A equipe de especialistas do Instituto de Olhos Clóvis Paiva reforça o alerta ressaltando que um exame oftalmológico é a única forma de diagnosticar com precisão os problemas oculares. Por isso, é importante reforçar a necessidade de fazer consultas regulares com o médico especialista, pelo menos uma vez ao ano para crianças com mais de cinco anos, jovens e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *