Com aulas online, atenção para a saúde ocular por causa dos eletrônicos

O uso exagerado de equipamentos eletrônicos já um problema na atualidade, principalmente por parte de crianças e adolescentes. Neste período de pandemia da Covid-19, com aulas online, isso se acentuou por haver um uso maior do computador, mas também ao manter o contato com o celular. Por isso, é importante reforçar os cuidados para preservar a saúde dos olhos.

O excesso de tempo usando eletônicos favorece um aumento do tamanho do globo ocular, que caracteriza o olho míope. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), entre sete e 14 anos, há cerca de oito milhões de crianças e adolescentes com problemas de visão que atrapalham o desempenho escolar e outras tarefas do dia a dia.

O sistema ocular da criança ainda está em desenvolvimento e o uso da visão de perto exige um esforço acomodativo do globo. Ficar mais de uma hora na frente do computador e posicionar-se a uma distância pequena dos eletrônicos é prejudicial aos olhos. Os pais devem estar atentos para tentar, ao menos, que no período em que não tem aula, crianças e adolescentes evitar permanecer na frente do computador, usando celular ou videogame.

Esse tempo excessivo em frente à tela pode provocar o ressecamento e a chamada miopia transitória. O aparecimento precoce da miopia pode facilitar a sua progressão. As crianças possuem um cristalino mais flexível, capaz de se acomodar facilmente em diferentes posições. Após muito tempo olhando para a tela do computador ou para o videogame, os olhos ficam acomodados para a visão de objetos próximos, dificultando o foco de longa distância.

A família pode detectar os principais problemas de visão nas crianças com base em comportamento e alguns sintomas, como lacrimejamento, olhos avermelhados, necessidade de aproximação para enxergar melhor e baixo rendimento escolar.

Crédito da imagem: GettyImages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *