Maq

Cuidados no uso de maquiagem

O Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos no mundo. É importante, entretanto, reforçar a preocupação com a qualidade dos produtos, evitando a tentação de comprar produtos baratos e sem qualidade. Na região dos olhos, o uso de maquiagem precisa ser feito com cautela. No período próximo ao Carnaval, é comum encontrar mulheres com fantasias e maquiagens reforçadas para cair na folia.

O acúmulo de maquiagem nos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras, a blefarite. A acumulação calcifica dentro da pálpebra, causando desconforto, inchaço e dores. “É importante, sempre, retirar o produto antes de dormir, lavando muito bem o rosto e a região dos olhos. Isso deve ser feito independente da qualidade da maquiagem”, explica o oftalmologista Helder Medeiros, especialista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva.

Se a pessoa tem o olho seco, pode haver irritação, levando a uma conjuntivite alérgica ou tóxica. “Uma das medidas a serem tomadas, para aliviar os sintomas, é deixar de usar a maquiagem, ou o cosmético, por um tempo”, afirma o médico.

De acordo com pesquisa feita na Inglaterra e divulgada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 89% das mulheres não sabem que a maquiagem tem data de validade ou não se preocupam com os riscos. Cerca de 15% das mulheres apresentam problemas repetidos nos olhos por causa da maquiagem vencida. Escolher produtos de qualidade é parte importante do processo de embelezamento da mulher, da mesma forma que observar os prazos de validade do produto usado. Segundo especialistas, os cosméticos podem conter bactérias e a forma como são guardados pode aumentar o risco de contaminação.

O uso de cosméticos na área dos olhos, se não for adequado, pode causar alergias, coceiras, conjuntivites e contaminações na mucosa ocular. A pele também pode sofrer com a falta do cuidado adequado e apresentar bolhas, coceiras e alergias.

No uso de pincéis, é importante mantê-los limpos, pois podem armazenar o vírus causador da herpes. A higienização deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente (vai depender da frequência do uso), lavando com água morna e sabão neutro, retirando o excesso de água com papel toalha, e deixando secar ao ar livre.

Atenção ao prazo de validade dos produtos:

Máscara para cílios: geralmente de 4 a 6 meses. Se o produto ficar com aparência esfarelada, mudança de cor ou ressecamento da tinta, deve ser descartado. Não se deve adicionar água ou óleo para aumentar a validade, porque pode aumentar a proliferação de bactérias.

Sombras: Costumam ter de 18 a 24 meses de validade. Devem ser descartadas se houver alterações de cor, de textura ou se aparecer pontos brancos, verdes ou zinca. Isso acontece quando há presença de fungos no produto.

Lápis para os olhos: Um dos produtos mais perigosos, se usados fora da data de validade. Duram em média, 18 meses. Após este período fica seco, difícil de passar e perde a pigmentação.

Delineadores para os olhos: se forem em formato de caneta, podem secar ou vencer antes. Quando estiverem ressecados e difíceis de passar, não devem ser usados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *