Dia Mundial da Visão

A segunda quinta-feira de outubro marca o Dia Mundial da Visão, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). O objetivo deste é eliminar a cegueira evitável em todo o mundo, considerando que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo (em crianças, a média é de uma criança cega por minuto). Cerca de 75% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis ou tratáveis.
No Brasil, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 1% da população é cega e mais de quatro milhões são portadores de deficiências visuais severas, sendo que aproximadamente 60% de causas evitáveis, ou seja, poderiam ainda enxergar se tivessem recebido o diagnóstico precoce e o devido tratamento. O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para melhorar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

Importante destacar que:

– A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo (48% dos casos de perda da visão)
– O glaucoma é a 2ª maior causa de cegueira no mundo

– Alergias oculares atingem 20% da população e podem causar complicações graves, como lesões de córnea, glaucoma, catarata, infecções secundárias e, eventualmente, cegueira quando não há detecção precoce e rápido início de tratamento

– Problemas refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia acometem 25% da população brasileira

– A presbiopia atinge 38 milhões de brasileiros

Não há razão para esperar surgir ou se agravar qualquer problema na visão. As crianças devem ir ao oftalmologista com menor intervalo do que um adulto, quando bem acompanhado. Em geral, a maioria das pessoas deve ir ao especialista, pelo menos, uma vez ao ano. O Instituto de Olhos Clóvis Paiva funciona, no Recife, no bairro da Boa Vista, com um moderno centro cirúrgico e médicos especialistas em glaucoma, catarata, adaptação para uso de lentes de contato, retina, córnea, refrativa, estrabismo, plástica ocular e oftalmopediatria. E tem consultórios, também, em Igarassu e Piedade.

Foto: Içara News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *