Diabetes e as doenças da visão

A possibilidade de desenvolver problemas de visão é uma das várias complicações do diabetes, doença que atinge quase meio bilhão de pessoas no mundo. Prevenção, com alimentação saudável e prática de atividades físicas, tratar adequadamente indo a consultas médicas e difundir informações relevantes ajudam a evitar o aparecimento da doença.

O Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) serve como alerta para prevenção e controle da doença. Mais de 60% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com hábitos saudáveis e a orientação profissional.

A retinopatia diabética é um sério problema para a saúde dos olhos para o paciente diabético, afetando os vasos sanguíneos no tecido sensível à luz do olho, que é a retina. É a causa mais comum de perda irreversível da visão em pessoas com diabetes e a principal causa de deficiência visual e cegueira entre os adultos em idade ativa para o trabalho.

Cerca de 60% dos pacientes com diabetes tipo 2 demoram a procurar um serviço de saúde, quando são diagnosticados com um quadro mais avançado da doença. Normalmente, não sabem que podem ter problemas e até perder a visão. E 69% dos portadores de diabetes tipo 2 não conhecem a retinopatia diabética. Isso reforça a necessidade de cuidar da saúde, evitar os fatores de risco e ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Para o oftalmologista José de Barros, que atua no Instituto de Olhos Clóvis Paiva, é fundamental que o paciente seja assistido por uma equipe multidisciplinar. Além do oftalmologista, é preciso consultar endocrinologista, nutricionista, cardiologista, dentre outros que ajudam no enfrentamento desta doença.

Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente deve ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente.

Veja informações importantes para prevenir o surgimento dessas doenças:

– Faça um exame de fundo de olho pelo menos uma vez por ano

Em seus estágios iniciais, o diabetes não apresenta sintomas e não aparecem sinais na visão. Este exame permite analisar a retina e o nervo óptico para identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão.

– Controle o açúcar no sangue

A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos.

– Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis

A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral.

– Não fumar

Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior.

– Pratique atividades físicas Exercício físico é bom para os olhos e ajuda no controle do diabetes. Faça caminhadas de 30 a 45 minutos pelo menos três vezes por semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *