Existe idade ideal para começar a usar lentes de contato?

O uso de lentes de contato por crianças e adolescentes está diretamente ligado às características da pessoa e à indicação do médico especialista. O oftalmologista Leonardo Bezerra, que atua no Instituto de Olhos Clóvis Paiva, orienta que a criança ou adolescente pode usar lentes desde que demonstre maturidade para a sua colocação e remoção, bem como cuidar de sua conservação e higiene.

Segundo o médico, isso costuma acontecer entre os 10 e 12 anos, podendo variar de criança para criança. “É importante ressaltar, também, a importância da supervisão dos pais no período de adaptação. Além disso, precisa haver uma maior frequência nas consultas ao oftalmologista para que sejam feitos exames regulares e ter certeza de que as lentes estão bem adaptadas, sem possibilidade de causar algum dano olhos”, afirma o especialista.

Algumas perguntas podem ajudar a decidir sobre o uso de lentes de contato:

  1. A criança tem necessidade de usar lentes de contato?
  2. A sugestão de uso foi feita pelo oftalmologista?
  3. O uso de lentes está associada à prática de esportes?

A decisão não deve ser apenas estética, em razão da criança apresentar alguma rejeição ao uso de óculos. Este uso requer muitos cuidados no uso e na limpeza. Por exemplo, é preciso ter muita atenção para não dormir com as lentes, o que pode causar infecções por vírus, bactérias, fungos ou amebas. Deve-se tirar as lentes antes de dormir, higienizar e guardar corretamente. O oftalmologista orienta, sempre, sobre o tempo de uso durante o dia para evitar irritações.

CUIDADOS PARA PRESERVAR AS LENTES DE CONTATO:

  • Não é necessário usar vários produtos para o cuidado das lentes. Existem soluções específicas para limpar, enxaguar e desinfetar as lentes de contato.
  • É importante lavar as mãos cuidadosamente com sabão e água juntos, que poderão proporcionar a melhor retirada dos resíduos das mãos.
  • Dar preferência a enxugar as mãos com toalhas de papel (só apertando), evitar tecidos, pois soltam muitos pelos
  • É possível praticar natação usando lentes de contato, mas o ideal é que seja junto com óculos de proteção, por causa do risco de infecção bacteriana (pode causar úlceras de córnea). O cloro utilizado nas piscinas pode aderir às lentes e causar irritação nos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *