No Dia das crianças, saúde ocular em dia e atenção aos eletrônicos

Você sabia que, pelo menos, oito milhões de crianças brasileiras têm algum tipo de problema na visão por causa do uso exagerado de equipamentos eletrônicos? Por isso, como o presente mais desejado por crianças e adolescentes é um celular, um computador ou um videogame, é importante reforçar os cuidados para preservar a saúde dos olhos.

O excesso de tempo usando eletônicos favorece um aumento do tamanho do globo ocular, que caracteriza o olho míope. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), entre sete e 14 anos, há cerca de oito milhões de crianças e adolescentes com problemas de visão que atrapalham o desempenho escolar e outras tarefas do dia a dia.

Nesta fase, o sistema ocular da criança ainda está em desenvolvimento e o uso da visão de perto exige um esforço acomodativo do globo (quanto mais perto, mais prejudicial). Ficar mais de uma hora na frente do computador ou da televisão e posicionar-se a uma distância pequena dos eletrônicos é prejudicial aos olhos.

Os pais devem estar atentos à diversão dos filhos, principalmente quando o lazer for videogame e computador. Tanto tempo em frente à tela pode provocar o ressecamento e a chamada miopia transitória. O aparecimento da miopia está mais precoce, a progressão da doença está mais intensa e as crianças que teriam miopia moderada acabam se tornando altos míopes.

As crianças possuem um cristalino mais flexível, capaz de se acomodar facilmente em diferentes posições. Após muito tempo olhando para a tela do computador ou para o videogame, os olhos ficam acomodados para a visão de objetos próximos, dificultando o foco de longa distância.

O recomendado para os pais é que controlem o tempo em que os filhos permanecem fazendo estas atividades e intercalem com outras, em ambientes abertos, para dar um descanso aos olhos. E devem levar as crianças ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano.
Cerca de 80% dos problemas de visão nas crianças são detectados pelos pais, que devem estar atentos a alguns sintomas e comportamentos. Tais como:

  • lacrimejamento
  • olhos avermelhados
  • necessidade de aproximação para enxergar melhor
  • baixo rendimento escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *