SBD1

Novembro Azul

Durante todo o ano, vários meses ganham a nomenclatura de uma cor em associação a uma campanha pública de alerta e informação relacionada à saúde e à qualidade de vida. O Novembro Azul é um exemplo, por ser um mês dedicado a chamar atenção para a saúde masculina, mostrando os cuidados com a prevenção e o tratamento do câncer de próstata, mas também é um período para falar sobre diabetes, doença que atinge grande parcela da população mundial e que tem entre as suas consequências um problema diretamente ligado à oftalmologia. A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira adquirida.

Com o tempo de duração do diabetes e a redução do controle glicêmico, além da possibilidade do diabetes aparecer junto com a hipertensão, o que pode agravar a retinopatia, é fundamental reforçar a importância de manter uma rotina de consultas ao oftalmologista desde a infância, como forma de prevenir várias doenças oculares ou fazer o tratamento a partir de um diagnóstico precoce. Para quem já tem diabetes, o acompanhamento permanente por um oftalmologista ajuda a controlar a ação desta doença sobre a visão.

Cerca de 12% da população brasileira tem diabetes e metade dessas pessoas não sabe que está com a doença, tendo um diagnóstico tardio, o que pode gerar graves consequência para a saúde. A prevenção do diabetes, especialmente o tipo 2, está relacionada ao estilo de vida, adotando hábitos alimentares saudáveis, com mais itens naturais e menos industrializados, praticando atividades físicas, evitando o estresse, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o excesso de peso. Se há casos de diabetes na família os cuidados devem ser redobrados, incluindo a idade regular ao médico e os exames como rotina.

Veja algumas informações neste informativo da campanha conjunta da Sociedade Brasileira de Diebetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

SBD1

SBD2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *