Notícias sobre a saúde dos olhos e os cuidados que você deve ter, escritas por oftalmologistas e jornalistas especializados, com atualizações frequentes no site da clínica de olhos mais tradicional do Recife.

 

Olhos vermelhos podem indicar hipertensão

Do site Eye Care São Paulo

Especialista explica como um dos sintomas da pressão alta está na cara Um dos muitos sintomas da pressão alta pode ser facilmente identificado estando cara a cara com o paciente: os olhos vermelhos. Dados da Mayo Clinic revelam que em 90% dos casos trata-se de hipertensão primária, quando não há causa identificável.

Já os 10% restantes estão relacionados a algum outro problema de base, como falência dos rins e tumores, ou ainda a medicações como a pílula anticoncepcional e os antigripais.
De acordo com o oftalmologista Dr. Renato Neves, quando a vermelhidão nos olhos é persistente, vale a pena consultar um oftalmologista para descartar outros problemas relevantes. “Principalmente se o sintoma for acompanhado de perda de visão, dor de cabeça intensa, sensibilidade exagerada à luz, dificuldade de manter os olhos abertos, ou ainda de uma secreção purulenta, é preciso fazer uma avaliação criteriosa para descartar conjuntivite, reações alérgicas ou infecções”, diz o médico.

Como os vasos sanguíneos dos olhos são relativamente mais finos, Neves diz que, em caso de hipertensão, eles respondem ao aumento de pressão sanguínea inicialmente inchando e, inclusive, rompendo – provocando hemorragia ocular. “O sangue costuma se espalhar e ficar mais visível na parte branca e aquosa dos olhos. É preciso ressaltar que, inicialmente, não há razão para alarde. Os olhos podem estar vermelhos simplesmente devido a um período de noites mal dormidas. Caso o quadro persista e seja acompanhado de alguns dos sintomas descritos, daí sim é importante procurar um médico oftalmologista e controlar a pressão arterial – ciente de que o padrão da pressão normal é 12x8”.

 

Compartilhe:              

Rua Dom Bosco, nº 855 - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50.070-070
Fone: (81) 3423-2999

  

Av. Duarte Coelho, 151, sala 03. Galeria Ana Rosa, Igarassu
Fone: (81) 3545.8886