top of page

Áreas de atuação da neuroftalmologia

A neuroftalmologia é a subespecialidade da oftalmologia que trata dos problemas visuais relacionados ao sistema nervoso central. O médico especialista nesta área trata, portanto, problemas que envolvem a visão e que não têm origem diretamente no olho, mas no sistema nervoso central. Além disso, está na sua área de atuação as repercussões oculares de doenças neurológicas.

Grande parte do sistema nervoso central é relacionado com a visão e com os movimentos dos olhos e das pálpebras. Uma série de condições podem ocasionar perda visual, visão dupla, dificuldade na movimentação ocular ou alterações no controle das pupilas. E a origem se dá no em áreas do sistema nervoso e não no olho propriamente.

“Alterações visuais podem ser a primeira manifestação de doenças neurológicas ou sistêmicas e quando analisadas adequadamente podem auxiliar no seu diagnóstico precoce”, esclarece a médica especialista em neuroftalmogia Marisa Kattah.

A avaliação neuroftalmológica exige análise da história clínica do paciente, além da realização de exames específicos da motilidade ocular e das pálpebras, das reações pupilares, do fundo de olho e do campo visual. O médico pode analisar achados anteriores, requisitar exames laboratoriais e de neuroimagem.

Grande parte das doenças em neuroftalmologia dizem respeito à perda visual, tanto da acuidade visual como do campo visual e podem ser decorrentes de doenças inflamatórias, circulatórias, tumorais, hereditárias ou degenerativas acometendo a parte do sistema nervoso relacionada a visão.

No Instituto de Olhos Clóvis Paiva conte com uma equipe completa, inclusive com especialistas em neuroftalmologia.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page