top of page

Óculos de sol falsificados podem causar danos à visão humana

Do Portal G1

Em uma semana, fiscais da Receita Federal do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apreenderam quase seis mil óculos de grau e de sol, que entraram no Brasil ilegalmente, contrabandeados da China. Os agentes estimam que a carga esteja avaliada em R$ 120 mil.

Os óculos serão analisados. Se forem originais, irão a leilão. Se forem falsificados, serão destruídos. Segundo a Receita Federal, os óculos são hoje o segundo item mais apreendido nas alfândegas de todos os aeroportos, portos e fronteiras do país, só perdendo para os cigarros.

São vários crimes envolvidos: sonegação fiscal, contrabando e danos a saúde pública, porque no caso dos óculos piratas as lentes podem prejudicar a visão.

Quando os olhos ficam expostos ao sol, a pupila se fecha,diminuindo a entrada de luz. É uma proteção natural. Com os óculos escuros, isso não acontece, já que a pupila não diminui de tamanho. Assim, entra mais luz. Se os óculos têm proteção contra radiação ultravioleta, não há risco de danos aos olhos, mas se os óculos escuros não bloqueiam os raios ultravioleta, a vista pode ter problemas sérios.

“A radiação ultravioleta pode, a longo prazo, favorecer o aparecimento de lesões na pele das pálpebras, inclusive câncer de pele. Na conjuntiva, pode causar lesões, tumores benignos e malignos, e favorecer o aparecimento de catarata”, explica o oftalmologista Mário Motta.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page