top of page

A atenção aos sons influencia a visão

Revista Nature

Em estudos sobre a forma pela qual as pessoas processam os sons e a visão de forma conjunta para perceber o mundo complexo ao seu redor, neurocientistas da Escola de Medicina da UCSD descobriram que a atenção direcionada para um som também aumenta a habilidade individual de visão.Publicado na revista Nature, o estudo fornece importantes informações sobre as atividades normais do cérebro, levando ao melhor entendimento do papel que a atenção possui em disfunções neurológicas, tais como o distúrbio do déficit de atenção e a esquizofrenia.

Outra aplicação em potencial está no ambiente de trabalho, no projeto de sistemas de alarme e interfaces homem-máquina, onde a atenção é crucial.O principal autor do estudo é John J. McDonald, Ph.D., doutorando do laboratório de Steven Hillyard, Ph.D., professor de Neurociências e co-autor do estudo. McDonald notou que a maioria dos estudos anteriores focava apenas um sentido, como a visão, a audição ou o tato. Para estudar o papel da atenção em situações mais realísticas e as conexões específicas entre som e visão, os pesquisadores conduziram 2 experimentos com 33 voluntários. Foi pedido a eles que indicassem se uma luz obscura e turva aparecia logo após a emissão de um som. O som e a luz apareciam do mesmo lado ou em lados diferentes da direção de contemplação.

Através do uso de um modelo matemático, denominado teoria de detecção de sinais, para  eliminar suposições dos participantes, os pesquisadores descobriram que a luz era detectada com maior precisão quando aparecia do mesmo lado do som.”Descobrimos que aquilo que as pessoas ouvem influencia significativamente aquilo que vêem”, diz McDonald. “Por muitos anos, os pesquisadores souberam que o cérebro integra as informações recebidas de múltiplos estímulos do ambiente, ignorando a informação não-essencial. O que ainda não entendemos são os processos que nos capacitam a prestar atenção seletivamente a eventos que ocorrem em modalidades diferentes. Neste estudo, descobrimos que prestar atenção a um som repentino aumenta a capacidade de resposta a um estímulo visual que surge no mesmo local.

Conforme continuamos a aprender a forma pela qual os indivíduos percebem os múltiplos estímulos que ocorrem ao seu redor, teremos dados sobre a função normal do cérebro para comparar e ajudar a entender as condições anormais, tais como o distúrbio de déficit da atenção”, complementa.Embora os resultados do estudo consideraram o desempenho comportamental dos indivíduos, os pesquisadores também gravaram as respostas cerebrais aos estímulos sonoros e luminosos para avaliar se prestar atenção ao som influencia a atividade neural das áreas visuais do cérebro.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page