top of page

A importância da doação de órgãos e tecidos

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos  (27/09) serve para estimular este ato voluntário, deixando claro que a família precisa estar avisada pelo doador para dar andamento aos procedimentos, que podem dar novas oportunidades de vida com saúde para várias pessoas. A iniciativa pode ampliar ainda mais a realização de cirurgias que salvam vidas e diminuem a permanência do paciente na lista de espera.

Coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, medula, pele, ossos são alguns dos órgãos e tecidos que podem, em caso de compatibilidade com o receptor, ser doados. A córnea é um deles e o transplante é uma rotina de sucesso no Brasil.

O nosso país tem o maior percentual de aceitação familiar na América do Sul, ficando acima da Argentina (52,8%), Uruguai (52,6%) e Chile (51,1%). Os dados do Ministério da Saúde apontam para a importância da aceitação familiar na hora da doação. Em 2013, das 7.767 entrevistas realizadas com potenciais doadores 4.318 resultaram em uma resposta positiva da família. Por região, o percentual de aceitação das famílias foi de 68,7% no Norte, 55,9% no Centro-Oeste, 58,2% no Sul, 54,3% no Sudeste e 52,2% no Nordeste.

O número de doações tem grande potencial de crescimento, se as famílias tiveram conhecimento do desejo do doador, significando uma redução na lista de espera por transplantes. Levantamento do Ministério da Saúde demonstra que o Brasil reduziu a quantidade de pessoas que aguardam por um transplante de órgão, nos últimos cinco anos.

No Brasil, os bancos de olhos gerenciam as captações de córneas e tecidos oculares, o que inclui o processamento dos tecidos, a avaliação em lâmpada de fenda, e o correto armazenamento das córneas. Os possível receptores devem se inscrever e são avisados sobre o andamento da fila para fazerem a preparação adequada para a cirurgia.

O Instituto de Olhos Clóvis Paiva, que possui unidades no Recife e em Igarassu, tem equipe médica altamente capacitada para atender os pacientes, verificando a saúde dos olhos, e orientar sobre os cuidados com a visão.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page