top of page

A importância da saúde ocular

O dia 10 de julho é uma data importante para os profissionais da oftalmologia e para os pacientes, o objetivo maior desta atividade profissional. O Dia da Saúde Ocular serve como um alerta de que a visão precisa de cuidados e que a prevenção é fundamental como forma de evitar doenças ou que progridam para situações mais sérias.

Muitas pessoas podem ter problemas de visão e não saber, por não ter feito exames e consultas com o médico oftalmologista com regularidade, podendo prejudicar a saúde dos olhos e até mesmo levar à cegueira. A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 300 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no mundo, sendo que 45 milhões são cegas. E 75% destes casos poderiam ser evitados.

Muitas doenças oculares são pouco perceptíveis em estágios iniciais. Por isso, a prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. O glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão, são exemplos de doenças oculares que podem ser controladas com a ida periódica ao especialista. Cuidar da visão deve ser um hábito desde muito cedo. Doenças como hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento. Não há razão para esperar a criança ficar mais velha para, só então, leva-la ao oftalmologista.

A partir da adolescência e até os 40 anos, o cuidado deve ser intensificado, principalmente pelo uso constante de computador e smartphones, além de passar muito tempo em ambientes com ar condicionado, levando ao ressecamento dos olhos. A cada 40 minutos do uso do computador, deve-se dar um descanso de 10 minutos para os olhos. Alguns problemas decorrentes do uso incorreto do computador são olho seco, vermelho e irritado, dor de cabeça, dor nas costas e no pescoço e dificuldade de focalizar objetos. Com o passar dos anos, a visão pode sofrer alterações naturalmente, como dificuldade para diferenciar tons de verde e azul, problemas para focalizar objetos próximos, ou a necessidade de maior luminosidade para ler. Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos é fundamental. Existem produtos e tratamentos que podem ajudar a manter uma visão de boa qualidade ao longo da vida, mas só podem ser usados com a indicação médica.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page