Do Portal da Oftalmologia
Assim como existe, e já é habitual, o teste do Pezinho (que previne o retardo mental), feito em recém-nascidos, existe também o teste do Olhinho. Este exame, que também é chamado de reflexo vermelho, deve ser realizado ainda na sala de parto. Desta forma é possível detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira.
Muitos pediatras, porém, ainda não examinam os olhos dos recém-nascidos e o resultado dessa negligência é assustador: mais de 50% das crianças só têm o problema de visão descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida.
Para os bebês prematuros, o teste do Olhinho é obrigatório porque 30% dos bebês que nascem com menos de 40 semanas ainda não tem os vasos sanguíneos da retina formados. A retina é onde se compõe a visão. Quando a retina não está formada, ela dá origem à retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Andréa Vin, de cada cem crianças nascidas, uma tem catarata, que se for cuidada a tempo pode evitar a cegueira.
コメント