top of page

Abuso de lentes de contato pode lesar a córnea, alerta especialista

Do Portal UOL

Vermelhidão e sensibilidade à luz são os principais sintomas que levam os usuários de lentes a procurar auxílio médico. Com isso, vem se tornando crescente o diagnóstico de lesões na córnea, como o aparecimento de úlceras ou ceratites, provocadas pela falta de cuidados dos usuários de lentes de contato e também pela aquisição indiscriminada das lentes, sem orientação profissional adequada.

Desrespeitar o período de troca ou descarte das lentes, dormir noites seguidas com a lente e abusar do período de validade, de acordo com os especialistas, são citações frequentes dos usuários quando há percepção de incômodo provocado pela lente.

“A córnea, por ser um tecido avascular, portanto não possui ‘respiração’ vinda do sangue, extrai oxigênio diretamente do ar atmosférico. Uma parte do oxigênio se mistura com a lágrima e nutre a córnea por trás da lente a cada piscada. Quando o uso da lente é muito prolongado ou principalmente quando o usuário dorme com a lente, a respiração corneana fica comprometida”, alerta a oftalmologista Daniella V.B. Fairbanks Barbosa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page