O olho é o órgão responsável por um dos sentidos mais importantes do corpo humano, e é fundamental protegê-lo. No que diz respeito a acidentes oculares, a maioria ocorre devido à falta de cuidado. Por isso, a prevenção é o melhor remédio. Afinal, um simples descuido pode causar problemas, desde a piora na qualidade da visão até a cegueira irreversível. É no ambiente doméstico que os cuidados devem aumentar. Muitos dos materiais (tesouras, facas, garfos, fósforo, etc) e produtos (inseticidas, desinfetantes, álcool, etc) utilizados no dia a dia são responsáveis por acidentes oculares, principalmente com as crianças.
De acordo com a revista Veja Bem, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os acidentes envolvendo utensílios domésticos ainda são bastante comuns. Portanto, é necessário um cuidado especial com a visão. Manter os produtos de limpeza estocados longe do alcance das crianças pode evitar queimaduras. Não permitir brincadeira com objetos cortantes e pontiagudos é outra recomendação, pois eles representam um risco de perfuração no globo ocular. Ao cozinhar, é bom deixar as panelas sempre fechadas para que nenhum respingo cause lesões nos olhos.
Ainda de acordo com o CBO, o cuidado com o manuseio de plantas também é uma forma de prevenção. Muitas delas apresentam espinhos ou substâncias que podem irritar os olhos. O ideal, nesses casos, é usar luvas e óculos protetores. Não fumar próximo de crianças no colo e evitar o hábito de coçar os olhos são algumas das recomendações básicas. Até os animais domésticos merecem atenção. Gatos e aves, por exemplo, podem transmitir – através das fezes – a taxoplasmose, uma doença que provoca a inflamação do globo ocular. O importante é não se descuidar. Em caso de acidentes, procure um oftalmologista.
Fonte: Revista Veja Bem, 1ª edição – Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Comments