top of page

Aniversário do professor Clóvis Paiva

Na passagem dos 103 do nascimento do oftalmologista Clóvis de Azevedo Paiva, fundador e que dá nome à nossa clínica, a homenagem ao médico que gostava de ser lembrado como professor é revendo passagens marcantes da sua vida, reconhecendo o seu legado para várias gerações de profissionais e, claro, de pacientes.

Nascido em São Bento do Una, interior pernambucano, trabalhou como cantor e locutor de sucesso na rádio Clube de Pernambuco, para custear os estudos na Faculdade de Medicina do Recife. Mais tarde foi o primeiro professor catedrático de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, onde também foi diretor. E presidiu o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), órgão máximo da oftalmologia brasileira.

Foi responsável por dois relevantes feitos: em 1947, com apenas 29 anos, foi o segundo oftalmologista a realizar um transplante de córnea no Brasil, sendo o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. E cinco anos depois realizou a primeira cirurgia de catarata com implante de lente intraocular da América Latina Ele faleceu, em 2000, aos 82 anos de idade. Ao professor Clóvis Paiva, o nosso respeito e a lembrança de sempre.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page