Crianças e adolescentes estão iniciando as férias, o maior intervalo sem aulas e, por isso, deve ser bem aproveitado para descansar, se divertir e fazer atividades que durante o ano o tempo não permite. Cuidar da saúde deve estar nesta lista. O intervalo do ano sem aulas é o momento ideal para os pais levarem os filhos para a revisão oftalmológica, pois há casos em que o estudante teve um mau rendimento escolar por causa de dificuldades para enxergar o que está exposto no quadro.
O Instituto de Olhos Clóvis Paiva, que funciona no Centro do Recife, possui uma equipe especializada em oftalmopediatria, que atende crianças e adolescentes, tendo um espaço lúdico e divertido, exclusivo para este público, que se diverte enquanto aguarda a consulta.
Os pais prestem atenção se o filho está com dificuldade para enxergar de longe, de perto ou se tem a visão borrada. A criança pode sofrer de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, por exemplo. As doenças refrativas são descobertas por meio de um exame simples, indolor, rápido e que pode trazer benefícios consideráveis. Esses erros são corrigidos, em sua maioria, com o uso de óculos de grau ou lentes de contato. A visita ao oftalmologista deve ser, pelo menos uma vez ao ano, mas se a família notar algum tipo de dificuldade para a criança enxergar, como ficar muito perto da televisão, coçar muito os olhos, muito tempo no computador ou apresentar baixo rendimento escolar, esses são sinais de que é preciso analisar como anda a visão.
Commentaires