top of page

Catarata pode causar perda de visão se não tratada imediatamente

Uma doença silenciosa que pode causar sérios danos à visão e, se não tratada a tempo, pode inclusive deixar a pessoa completamente cega. Assim é a catarata, uma lesão ocular que traz, logo no início, uma maior sensibilidade à luz, deixando as vistas como se estivessem embassadas e, em casos mais avançados, permitindo que a pessoa só consiga enxergar vultos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é uma das principais causas de cegueiras do mundo, principalmente entre a população idosa. De acordo com a OMS, a doença atinge 17% das pessoas entre 55 e 65 anos, 47% das que têm entre 65 e 75 anos e 73% das que têm mais de 75 anos. No Brasil, a catarata responde por 350 mil casos de cegueira por ano, sendo 18 milhões no mundo.

Mesmo sendo uma doença muito comum entre os mais velhos, o médico oftalmologista Dr. Carlos Gustavo Leite Vieira, alerta que é preciso considerar outros fatores para se prevenir, além de fazer um check-up oftalmológico de forma anual. “A primeira forma de se prevenir, para todos os pacientes, é procurar um oftalmologista uma vez por ano, principalmente aqueles que têm histórico familiar. Outra dica é cuidar da alimentação e ter hábitos saudáveis. Não fumar, usar óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas e jamais se automedicar”.

Ainda, segundo o especialista, a catarata é uma doença que consiste na perda da transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, responsável por focalizar a imagem, o que dificulta a passagem dos raios de luz até a retina, podendo ser dividida basicamente em quatro tipos: Senil associada ao envelhecimento (acima 75 anos 75% das pessoas tem catarata); Traumática; Secundária (cirurgias intra-oculares, diabetes, uso de colírios de corticóides) e congênitas (que acontecem na infância).

Do portal: www.canalminassaude.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page