top of page

Cegueira: As causas mudaram nos últimos 15 anos


Fonte: Archives of Ophthalmology

Nos últimos 15 anos, as principais causas de cegueira na população mundial deixaram de ser as doenças infecciosas. Atualmente e segundo dados da OMS, as doenças crônicas, como a diabetes converteram-se na principal origem da cegueira do mundo. Por outro lado, 75% das cegueiras poderiam ser evitadas.

A catarata causa aproximadamente 47,8% das cegueiras de todo o mundo e constituem a maior luta contra a perda de visão principalmente nos países em desenvolvimento. Outras causas também importantes são as relacionadas com a idade, como o glaucoma (responsável por aproximadamente 12,3%), a degeneração macular associada à idade (8,7%) e a retinopatia diabética  (4,8%).

Neste sentido é importante que se leve a cabo uma colaboração entre a OMS e a International Agency for the Prevention of Blindness. É necessário que intervenções contra a catarata se intensifiquem não só para chegar até aos afetados como também para as populações sem possibilidades sanitárias.

“É necessário que os programas de saúde incluam os meios para abordar estas patologias. O glaucoma, a degeneração macular e a retinopatia diabética devem ser contempladas para utilizar contra estas, os tratamentos, métodos e medicamentos existentes”, segundo um comunicado da OMS. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page