top of page

Cisco e irritação, o que fazer?

Irritação e até lesões permanentes nos olhos podem ser causadas pela poeira, ciscos e estilhaços, em função da velocidade que o corpo estranho chega ao globo ocular. O tipo de substância e o local do impacto também afetam a visão. “Viagens em alta velocidade, seja de moto ou bicicleta, e locais de produção industrial ou civil são situações propícias para acidentes nos olhos. É essencial seguir as recomendações de segurança, como o uso de óculos protetores”, explica o oftalmologista Luís Fernando Dourado, do Instituto de Olhos Clovis Paiva, localizado na Boa Vista, Centro do Recife.

Se o corpo estranho estiver em cima da íris, conhecida como a parte colorida do olho, a recomendação é não mexer. Ainda de acordo com oftalmologista, nunca se deve esfregar os olhos ou coçá-los nessa situação, pois há risco de lesão na córnea: “Nesses casos, o paciente deve procurar imediatamente um atendimento médico. Quando for um simples cisco na pálpebra inferior, a retirada ocorre cuidadosamente com um cotonete ou um lenço limpo. Caso os olhos fiquem vermelhos, é recomendado fazer compressa com um pano de algodão, molhado com água fria, sobre os olhos fechados”.

Pessoas com lentes de contato, na presença de um cisco no olho, devem retirá-las e fazer a limpeza com produtos próprios para isso, além de realizar a lavagem dos olhos e recolocar as lentes somente se não houver mais irritação. “Os olhos podem ser mantidos fechados e cobertos com uma gaze ou pano limpo nos casos de muito desconforto, até o atendimento médico”, afirma Dourado. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page