top of page

Colesterol e a visão

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8 de agosto) é uma data que reforça a importância de acompanhar os níveis de colesterol no organismo. O aumento desses níveis pode causar agravamento de algumas doenças retinianas, como aquela associada à hipertensão e diabetes, além da possível oclusão de vasos da retina, com risco de perda visual severa e até mesmo irreversível. Os altos níveis desta gordura podem trazer sérias consequências para o organismo. A preocupação é maior quando as taxas elevadas são referentes ao LDL, mais conhecido como “colesterol ruim”, podendo haver a formação de placas de gordura na corrente sanguínea, causando a obstrução a passagem do sangue para os tecidos oculares e para a retina.

Os olhos são muito vascularizados, ou seja, cheio de artérias e veias, podendo sofrer com as alterações cardiológicas. Outra condição ocular associada ao colesterol é o acúmulo de cristais de colesterol no humor vítreo, conhecida como sínquises cintilantes, facilmente diagnosticada pelo médico oftalmologista. Para o paciente aparece na forma de opacidades multicoloridas e brilhantes. O melhor a se fazer é praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação. Se existem as doenças vasculares oclusivas no corpo, podem ocorrer também “infartos” e “derrames” nos olhos, o que causa baixa de visão repentina e, muitas vezes, total.

O colesterol alto pode causar turvação visual crônica na medida em que vai acelerando e agravando as retinopatias diabéticas e hipertensivas. Além disso, o Colesterol pode manifestar-se na região das pálpebras através do depósito de matéria gordurosa amarelada em nódulos, chamada de Xantelasmas. Mesmo que não causem dor, essas lesões são incômodas e dependendo de sua localização pode exigir remoção cirúrgica.

Quem tem histórico familiar desses problemas deve reforçar os cuidados, pois o risco de doenças cardiovasculares diretamente associados a níveis elevados de lipídios na circulação se tornam maiores.

A ida com regularidade ao oftalmologista pode ajudar a prevenir algum problema ou ter um diagnóstico precoce, favorecendo melhores resultados no tratamento.

O Instituto de Olhos Clóvis Paiva conta com uma equipe médica altamente qualificada, realizando consultas, exames e cirurgias, com atendimento na sua sede da Rua Dom Bosco, 855, Boa Vista, na área central do Recife, além de clínicas em Piedade e Igarassu.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page