top of page

Conjuntivite é a doença ocular mais comum no mundo

Do portal: www.atarde.uol.com.br

Conjuntivite é a doença ocular mais comum em todo o mundo e consiste na inflamação da mucosa conjuntival tendo como exógenas as causas principais e, que pode ser classificada em infecciosa, alérgica, tóxica ou autoimune. A infecciosa pode ser decorrente de bactérias, vírus, clamídia, fungos e protozoários.

Sua transmissão ocorre por contato direto com o indivíduo contaminado ou por secreções. Os sintomas incluem a sensação de corpo estranho, ardor, fotofobia, lacrimejamento, prurido e irritação. O tempo de duração determina a sua classificação, variando de 12 horas a mais de 3 semanas.

Cerca de 20% da população mundial sofre de algum tipo de alergia ocular. A forma mais frequente ocorre em climas temperados, abrangendo 50-80% dos casos, a conjuntivite alérgica aguda, que tem maior incidência na primavera devido a presença de pólens alergizantes no ar.

Como no Brasil há uma baixa frequência de polinização a frequência da conjuntivite alérgica sazonal é baixa, de 5-15%. Nesse caso a inflamação da conjuntiva ocorre mediada pela IgE. Tem como principais sintomas o olho vermelho, lacrimejamento e fotofobia.

O tratamento inclui evitar o estímulo externo dos alérgenos, realizar compressas frias com água filtrada ou limpa, usar lubrificantes oculares de preferência indicados por um oftalmologista, assim como o uso de anti-histamínicos no caso da conjuntivite alérgica. O processo alérgico deve ser tratado e mantido sob controle, pois ele pode alterar a integridade da córnea e da conjuntiva.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page