top of page

Crianças que brincam no quintal têm menos chances de desenvolver miopia

Do portal: www.oglobo.globo.com

Crianças que passam mais tempo brincando no quintal são menos propensas a sofrer de miopia. Dois novos estudos acrescentaram evidências de que a luz do dia tem importante papel na prevenção da deficiência visual.

Não se sabe ao certo por que a luz do dia é importante, mas alguns especialistas acreditam que a dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de prazer – tem sua contribuição. Altos níveis de dopamina no globo ocular estão associados ao menor risco de miopia.

Na infância, a miopia é corrigível, mas também está associada ao desenvolvimento de formas severas de distúrbios oculares em adultos, pois aumenta os riscos de doenças que levam à cegueira, como o glaucoma e o descolamento de retina.

As mais recentes estudos epidemiológicos feitos nos EUA sobre a miopia relatam que a doença cresceu 65% em número de casos desde 1970. Já um estudo de Taiwan observou 333 estudantes que dividiam o tempo entre as lições de casa e o playground. Essas crianças, que antes gastavam o tempo livre dentro de casa, passaram a ficar 80 minutos por dia em atividades ao ar livre. Para comparar, foram usadas crianças de uma escola próxima em que professores não obrigavam as atividades fora de sala.

Os dois grupos de alunos passaram por exames oculares antes e um ano depois do início da pesquisa. As crianças que brincavam no parquinho desenvolveram miopia em menor número.

Outro estudo, desta vez dinamarquês, mediu o impacto da exposição ao sol no desenvolvimento ocular de 235 crianças do país europeu. Em todas, houve a medição da profundidade do olho, um importante parâmetro para identificar o risco de miopia, pois quando mais longo, mais difícil pode ser enxergar com foco longas distâncias.

Crianças expostas a menos horas de sol tiveram um crescimento na profundidade do olho em 0,19 milímetros em um ano, enquanto aquelas que tiveram mais acesso à luz do sol tiveram crescimento de apenas 0,12 milímetros.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page