top of page

Dia da Saúde Ocular

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. A visão é um dos sentidos mais importantes e, por isso, requer cuidados especiais, sendo muito importante a prevenção. Tomando-se algumas precauções, as principais doenças da visão podem ser evitadas. “Não há razão para esperar uma doença e só então procurar o médico. Da mesma forma, não é preciso esperar uma criança ficar um pouco mais velha para ir a uma consulta. Desde cedo, que cuida da saúde dos olhos tem mais chance de preservar a visão”, afirma o oftalmologista José de Barros, que integra a equipe médica do Instituto de Olhos Clóvis Paiva.

Manter visitas regulares, além de ter um caráter preventivo, evita agravamentos decorrentes de doenças que muitas vezes não apresentam sintomas. Se há sinais como lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ver televisão, ler, desenhar, entre outros; olho vermelho; secreção; crostas nos cílios; aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor; aproxima-se muito da televisão ou do papel para ler; precisa afastar objetos do rosto para ler ou ver melhor; inclinação de cabeça; visão embaçada; fotofobia (sensibilidade excessiva à luz); dores de cabeça; visão dupla; desvio ocular, procure com urgência o profissional de sua confiança.

Veja algumas dicas para situações comuns do dia a dia:

Cuidado com o sol: reduza a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade, e use óculos escuros, com lentes que tenham fator de proteção para raios ultravioletas (UV). A exposição em excesso pode agravar o desenvolvimento de doenças, como catarata, e a redução da visão decorrente da morte de células da retina. Os danos na retina não têm solução.

Evite coçar a região dos olhos: pode haver uma sensação de alívio, mas em casos de alergias ou irritações pode piorar ainda mais o quadro. Hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Para quem possui conjuntivite alérgica, existem opções de colírios antialérgicos com efeitos colaterais reduzidos.

Evite o uso excessivo de colírios: corticoides em excesso ou se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata.

Sempre limpe a região dos olhos: maquiagem pode causar alergia. Use marcas de qualidade ou hipoalergênicas para evitar problemas na região dos olhos. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem dos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol (vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha).

Use protetor ocular em situações de risco: Ao manusear uma solda, por exemplo, é preciso seguir a recomendação de prevenção. Mesmo em casa, não deixe que um acidente aconteça para depois procurar ajuda. Prevenir é sempre a melhor opção.

Fonte auxiliar e crédito da imagem: Ministério da Saúde

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page