top of page

Dia da Saúde Ocular

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. A visão, um dos sentidos mais utilizados pelo ser humano, precisa de uma série de cuidados. Ele é responsável pela percepção do mundo, mas os olhos estão sujeitos a várias doenças provocadas por agentes infecciosos espalhados pelo ambiente. Na medicina, a oftalmologia é a ciência responsável por estudar, identificar e tratar problemas na visão. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar possíveis complicações, que podem provocar a cegueira.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% de todos os casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados ou tratados. São aproximadamente 314 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, sendo que 45 milhões delas estão sem a visão. No Brasil, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que cerca de 30% da deficiência visual esteja entre crianças. Para impedir doenças, passíveis de tratamento, os pais devem se preocupar em fazer o teste do pezinho nos filhos, mas, por falta de informação, a solicitação do exame não é comum.

É importante lembrar também que a cegueira tem profundas consequências humanas e socioeconômicas. Ainda segundo o CBO, os custos de perda de produtividade, da reabilitação e da educação dos cegos constituem um fardo financeiro significativo para o indivíduo, a família e a sociedade. Os efeitos econômicos da deficiência visual são divididos em custos diretos, aqueles com tratamento clínico e produtos farmacêuticos; e os cursos indiretos, com os gastos com cuidadores e equipamentos de adequação.

Especialistas do Instituto de Olhos Clovis Paiva alertam que doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, maformação no globo ocular, cicatrizes e tumores podem ser diagnosticadas precocemente. Daí a importância dos exames preventivos regulares, já que muitas doenças são pouco perceptíveis em estágios iniciais. Com o avanço da idade, a visão pode sofrer alterações e a pessoa necessitar de mais luz para enxergar ou apresentar problemas em diferenciar tons. Felizmente, muitos medicamentos e tratamentos ajudam a manter a saúde dos olhos. Faça uma visita ao oftalmologista e previna-se.

0 visualização0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page