Cerca de 60% dos casos de cegueira no Brasil poderiam ser evitados entre mais de um milhão de pessoas que perdem a visão por ir com regularidade ao oftalmologista, onde receberiam um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. A OMS a segunda quinta-feira de outubro como o Dia Mundial da Visão para que médicos, pacientes e governantes reforcem o alerta para as ações que devem ser feitas para reduzir os índices de problemas na visão que levam à perda da capacidade de enxergar.
O maior desafio é a falta de informação, de modo que os pacientes mantenham uma rotina de consultas com o oftalmologista. Desde o nascimento, o médico oftalmologista tem um papel fundamental nos cuidados com os olhos, na prevenção de problemas oculares e no tratamento de doenças. Não há razão para esperar surgir ou se agravar qualquer problemas na visão. As crianças devem ir ao oftalmologista com menor intervalo do que um adulto, quando bem acompanhado. Em geral, a maioria das pessoas deve ir ao especialista, pelo menos, uma vez ao ano.
O Instituto de Olhos Clóvis Paiva funciona, no Recife, no bairro da Boa Vista, com um moderno centro cirúrgico e médicos especialistas em glaucoma, catarata, adaptação para uso de lentes de contato, retina, córnea, refrativa, estrabismo, plástica ocular e oftalmopediatria.
Comments