top of page

Dia Mundial da Visão

Data reforça a importância do exame de revisão para prevenção da cegueira


No próximo dia 8 comemora-se o Dia Mundial da Visão, data celebrada sempre na segunda quinta-feira de outubro para reforçar a importância do cuidado com os olhos em todos os aspectos, principalmente em relação à cegueira. Médicos, pacientes, autoridades e comunidades fazem ações e procuram meios para diminuir em 25%, até 2019, o total de cegos por causas evitáveis no Brasil – determinação criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além da dificuldade de acesso ao médico oftalmologista no Sistema Único de Saúde (SUS), a população também enfrenta a falta de informação sobre os problemas que atingem a visão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no país, sendo 1,2 milhões de cegos. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 700 mil poderiam não ter perdido a visão caso tivessem recebido tratamento precoce. O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo em várias situações, como é o caso do glaucoma, uma doença que não apresenta sintomas iniciais e, quando descoberta, já está em estágio de difícil regressão. “O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, temos mais de 1 milhão de pessoas portadoras da doença”, revela o oftalmologista Luis Fernando Dourado Paiva, do Instituto de Olhos Clovis Paiva, na Boa Vista, no Recife.

Segundo o especialista, a doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocultar, que leva a uma atrofia progressiva do nervo ótico. “Se não controlada, compromete o campo de visão do paciente. Na fase final, é como se esse paciente estivesse olhando pelo buraco de uma fechadura”, explica.  

Ainda de acordo com o especialista, campanhas de conscientização sobre a importância do cuidado com a visão são essenciais para levar o conhecimento à população e alertam sobre a necessidade do acompanhamento médico específico. “Cerca de 70% dos casos poderiam ser evitados se houvesse consulta regular. A medicina avança com velocidade e as técnicas atuais conseguem tratar a maioria das doenças oftalmológicas, mas apenas quando descobertas prematuramente”, declara. 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page