top of page

Diabetes e hipertensão

   O Diabetes Mellintus é uma doença que acomete um percentual significativo da população brasileira e constitui importante causa da cegueira, que atinge cerca de 30% dos pacientes acometidos pela doença, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Catarata, glaucoma e retinopatia diabética são problemas da visão que, associados a essa grave doença, também podem causar cegueira. A retinopatia diabética, por exemplo, consiste em alterações vasculares que favorecem o surgimento de sangramentos, descolamento na retina e problemas na íris. O grau de comprometimento da visão varia de acordo com o estágio da doença.

   Tabagismo, gravidez, hipertensão arterial e genética são fatores de risco para os diabéticos. Para impedir a progressão tanto do diabetes quanto da retinopatia diabética, deve haver controle e acompanhamento rigoroso da doença. “É importante que o paciente seja disciplinado e siga as regras relacionadas às mudanças de hábitos estabelecidas pelo médico. Qualquer descuido ou negligência pode ser irreversível”, explica o oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, localizado na Boa Vista, no centro do Recife.

   Além do diabetes, a hipertensão arterial também pode causar danos irreversíveis aos olhos. A doença atinge cerca de 30 milhões de indivíduos adultos no Brasil. As alterações oculares causadas pela hipertensão podem se caracterizar por tromboses vasculares e até mesmo, dependendo do estágio da doença, alterações na retina, no nervo óptico e na coróide, que é a estrutura pigmentada que nutre a retina.

   Grande parte da população apresenta sintomas relacionados à hipertensão arterial como dor de cabeça, mal-estar e tontura. Mas o oftalmologista Luís Fernando Paiva alerta: “há também os pacientes que não apresentam sintomas. Por isso, é importante checar sempre a pressão arterial”, explica o médico, que também  recomenda a revisão oftalmológica pelo menos uma vez ao ano para evitar possíveis danos irreversíveis à visão. Doenças associativas como a hipertensão e o diabetes, podem ser silenciosas e, dessa forma, mascarar a doença.

Manoela Siqueira – Intercom Comunicação e Marketing

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page