top of page

Dr. Helder Medeiros fala sobre cuidados com a visão em entrevista

A importância dos cuidados com a visão de crianças e adolescentes deve ser reforçado sistematicamente como forma de conscientização deste público infanto-juvenil e de toda a família. Bons hábitos ajudam a preservar a saúde dos olhos, com destaque para a educação digital.

Atualmente, crianças e adolescentes usam equipamentos eletrônicos por longos períodos, tais como smartphones, tablets, computadores e jogos ligados à TV. Cerca de 20% dos jovens em idade escolar apresentam algum tipo de problema oftalmológico. Sobre o assunto, o oftalmologista Helder Medeiros, especialista em catarata, córnea e refrativa da equipe médica do Instituto Clóvis Paiva, concedeu entrevista à rádio Olinda, ao vivo, no estúdio.

No mundo altamente tecnológico em que vivemos, os jovens estão cada vez mais ligadas nas novidades tecnológicas, trocando brinquedos tradicionais pelos eletrônicos. Esse contato tem acontecido cada vez mais cedo. O uso em si não é um problema. Mas o tempo excessivo pode trazer consequência para a visão. Adultos chegam a usar um computador, por exemplo, durante oito horas diárias, em função do trabalho. Esse deve ser o tempo máximo em um dia. Porém, se a pessoa precisa trabalhar mais do que isso, é importante fazer pausas. Algumas piscadas seguidas podem ser um bom exercício, ajudando na lubrificação ocular.

O principal problema relacionado ao uso dos meios tecnológicos, é a síndrome do olho seco, que está se tornando cada vez mais comum, tanto por conta da redução do reflexo do piscar, como também pela própria luminosidade da tela que leva à maior evaporação lacrimal. Nos casos mais brandos, lágrimas artificiais podem ser utilizadas. Em alguns casos, usa-se também um gel lubrificante. O uso de protetores de tela e a diminuição do uso de ar-condicionado ajudam a evitar o problema, assim como evitar usar os equipamentos em ambientes muito escuros, para não forçar tanto a visão.

O médico falou, ainda, sobre outros problemas na visão apresentados pelos ouvintes, que enviaram perguntas através do telefone e por outros meios.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page