top of page

Durante o carnaval fique atento à conjuntivite

Manoela Siqueira e Diego Ximenes – Intercom Consultoria

O Carnaval é época de alegria, de tirar a fantasia do armário e caprichar na maquiagem. Também é tempo de calor, suor e aglomeração. Quem vai aproveitar os quatro dias da folia e já está aproveitando as prévias, deve ficar atento a alguns cuidados para evitar doenças, principalmente as oculares, comuns nesta época do ano. Entre as de maior incidência no período está a conjuntivite.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o interior das pálpebras e a parte da frente do globo ocular. Geralmente a doença acomete os dois olhos, dura entre uma semana a 15 dias e costuma não deixar sequelas. Os sintomas são bem claros: olhos vermelhos, ardência, inchaço e lacrimejamento.

“Este problema pode surgir por meio viral ou bacteriano, sendo as virais mais frequentes em caso de epidemia. A contaminação do olho ocorre por contato com mãos infectadas, compartilhamento de toalhas de rosto e cosméticos, além do uso prolongado de lentes de contato”, explicou o oftalmologista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, José de Barros. “Para se proteger do problema é importante não compartilhar maquiagem como rímel, lápis, delineador, sombra e lavar sempre as mãos”, completa.

O oftalmologista também avisa que locais muito abafados e de aglomeração devem ser evitados. Além disso, recomenda que, a qualquer sinal da doença, um profissional especializado deve ser consultado imediatamente. Com esses cuidados, o folião poderá aproveitar o carnaval com tranquilidade.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page