top of page

Entenda a diferença entre catarata e pterígio

Muitos pacientes confundem catarata com pterígio. Ambas são enfermidades oftalmológicas, mas as semelhanças terminam aí. Segundo os médicos, a confusão se deve ao desconhecimento do pterígio. “Acredito que isso seja uma questão de cultura popular. Já tive vários pacientes querendo operar da primeira, quando, na verdade, tinham a segunda”, conta o oftalmologista Hilton Medeiros.

Comum em países tropicais, o pterígio é uma membrana fibrovascular que surge entre a córnea (parte anterior e protetora do olho) e a conjuntiva (membrana mucosa que reveste a parte externa da córnea). Ele é perceptível a olho nu, pois forma uma carnosidade no canto dos olhos, em formato triangular. “O pterígio é um problema externo, diferente da catarata, que atinge o cristalino, que é na parte interna do olho”, detalha o especialista. Na catarata, o cristalino — lente natural do olho humano — se calcifica. Como ele é responsável pelo foco, a doença causa a perda gradual da visão.

Já o pterígio é associado a fatores genéticos e à exposição intensa a calor e raios ultravioleta. No Brasil, tem maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. O uso de óculos escuros com 100% de proteção UV é um dos mecanismos de prevenção mais eficientes.

Do portal: sites.uai.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page