top of page

Entenda a razão de evitar a tatuagem dos olhos

Novidade que surgiu nos Estados Unidos, a tatuagem do globo ocular é realizada na conjuntiva (membrana mucosa que reveste a pálpebra) e na esclera (parte branca dos olhos) com o objetivo de mudar a cor dos olhos. Outra forma de modificação é descolorir a íris para que ela fique azul. O método consiste na destruição das camadas de pigmento, dando um aspecto azulado. Porém, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), as consequências podem ser desastrosas. Uveítes (inflamação interna), glaucoma, catarata e até mesmo cegueira podem ocorrer durante e após o procedimento.

Ainda de acordo com o CBO, as tatuagens nos olhos ou em regiões próximas são muito perigosas. O laser remove a melanina e tira a proteção contra radiação solar, provocando sérias complicações. Os resíduos do pigmento destruído podem ficar nos olhos e obstruir os vasos sanguíneos, aumentando a pressão ocular, principal causa do glaucoma. A tatuagem também afina a íris, expondo o cristalino e, desta forma, aumenta a entrada de luz na vista. O excesso de radiação ultravioleta (UV) favorece o surgimento da catarata precoce.

Maquiagem definitiva

Por questões estéticas, muitas pessoas optam pela técnica da maquiagem definitiva, que pode ser feita na região dos olhos (pálpebras) e na sobrancelha, substituindo o uso da maquiagem. Trata-se de um método de pigmentação, simulando o efeito de um delineador ou lápis. É considerada uma tatuagem, realizada de forma superficial, mas que oferece riscos à área dos olhos. A pálpebra é constituída de uma pele fina, com muitos vasos sanguíneos, além da proximidade do vaso lacrimal. Por se tratar de um procedimento invasivo, há necessidade de cuidados para que não haja contaminação do material a ser usado e contra infecções.

Além disso, o método não é realizado por um médico, mas em salões de beleza ou estúdios onde especializados em tatuagem. De acordo com a literatura científica, o procedimento pode causar hepatite B, inversão dos cílios –lesões oculares sérias –, inflamação das glândulas, sensação de secura, ceratite, queda nos cílios, além de alergias. A recomendação é evitar qualquer tipo de tatuagem no globo ocular e nas pálpebras. Caso tenha realizado e algum sintoma surgiu, procure um oftalmologista.

2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page