top of page
Foto do escritorInstituto Clóvis Paiva

Especialista do Instituto Clóvis Paiva faz alerta sobre ceratocone

Muita gente nunca ouviu falar no nome complicado de uma doença que acomete os olhos, mais especificamente a córnea, mas o ceratocone acontece em homens e mulheres e em 90% dos casos afeta ambos os olhos. A doença provoca alteração da forma e da espessura da córnea, o que leva a um astigmatismo irregular e diminuição da acuidade visual, levando a uma dificuldade para  praticar ações do dia a dia como ler um livro, assistir televisão ou dirigir.

Alguns sintomas podem contribuir para o diagnóstico da doença. De acordo com o oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, no Recife, o paciente com ceratocone geralmente apresenta visão borrada ou dupla, além de imagens distorcidas, tanto de longe quanto de perto.

A doença geralmente começa na adolescência e raramente se desenvolve após os 30 anos.  No estágio inicial, o ceratocone pode ser corrigido com o uso de óculos. Depois, a correção pode ser feita com lentes de contato, que promovem uma superfície de refração uniforme, melhorando a visão. O especialista alerta que um exame oftalmológico trimestral deve ser realizado para monitorar a progressão da doença. De acordo com o médico, cerca de 20% dos pacientes precisam se submeter à intervenção cirúrgica (transplante de córnea).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page