top of page

Glaucoma atinge até um milhão de brasileiros

Do portal:www.cuidadocomoglaucoma.com.br

Silencioso e sem apresentar qualquer sintoma em estágio inicial, o glaucoma registra a cada ano 2,4 milhões de novos casos no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, estima-se que cerca de 1 milhão de brasileiros acima de 40 anos e 6% acima dos 70 anos sofram da doença. Tais porcentagens nestas faixas etárias correspondem a cerca de um milhão de pessoas.

O mais preocupante é que boa parte dessas pessoas sequer sabe que tem a doença. Explica-se: por ser “silencioso”, não possuir sintomas claros, o glaucoma só é percebido pelo indivíduo quando a visão já apresenta algum nível de comprometimento.

Se levarmos em conta que até um terço dos brasileiros acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, é fundamental que as campanhas de alerta sobre o glaucoma sejam cada vez mais abrangentes.

Portanto, pessoas acima de 40 anos devem consultar o oftalmologista regularmente. Vale lembrar que se trata de uma doença de carga hereditária, ou seja, quem tem parentes próximos que sofrem de glaucoma deve ficar ainda mais atento. O mesmo vale para as pessoas de etnia negra ou afrodescendentes, grupo no qual o glaucoma é até quatro vezes mais frequente e pode surgir em pessoas mais jovens.

Míopes que utilizam lentes acima de 6 graus, pessoas que já tiveram traumas oculares e diabéticos formam outro grupo que deve ficar mais atento e fazer os exames de pressão ocular rotineiramente.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page