top of page

Hábitos nocivos à visão

Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) com duas mil pessoas em 2012, revelou que um terço da população brasileira acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista. Ainda de acordo com a entidade, o mesmo número não diminuiu nos últimos dois anos. O mesmo estudo também confirmou o desconhecimento dos participantes sobre os problemas mais comuns da visão e as formas de prevenção. Os olhos, da mesma forma que outras partes do corpo, merecem uma atenção especial quanto aos cuidados. Quando submetido a grande esforço, o olho pode cansar e apresentar sinais de fadiga.

Permanecer em frente ao computador por horas e forçar a vista ao ler no escuro ou durante grande movimentação, por exemplo, são exemplos de atitudes nocivas que dificultam enxergar.  Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e a higienização correta dos olhos, além dos exames preventivos, ajudam na manutenção da visão.  Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), alguns costumes do cotidiano interferem na saúde da visão. Força a leitura no escuro prejudica o sistema de foco dos olhos, gerando ardência, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão e vermelhidão.

Dormir com as lentes de contato aumentam as chances de acúmulo de bactérias, que se proliferam mais a noite. Usar colírio sem prescrição médica também pode resultar em efeitos colaterais, como aumento de pressão e diminuição da proteção bacteriana, favorecendo a conjuntivite. Ainda de acordo com o CBO, óculos sem controle de qualidade não recebem a proteção contra os raios ultravioleta e usá-los pode levar à cegueira. Não retirar a maquiagem de maneira correta e mexer nos olhos sem lavar as mãos também aumenta a flora bacteriana e as chances de inflamação, ressecamento e surgimento de terçol.

Procure um profissional

Diante de tantas situações que prejudicam a visão, o Instituto de Olhos Clovis Paiva reforça a importância da prevenção anual, pois o tratamento precoce evita sequelas e o comprometimento de qualidade de vida. Apenas o médico oftalmologista é o profissional capacitado para cuidar da saúde dos olhos. A clínica, localizada na Boa Vista, centro do Recife, e também em Igarassu, realiza consultas e exames complementares, além da adaptação de lentes de contato.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page