top of page

Hipermetropia na infância

A hipermetropia é o erro refrativo muito comum na infância e provoca dificuldade para a pessoa enxergar objetos próximos, principalmente para leitura de textos. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o problema faz com que os raios luminosos – que vão em direção dos olhos – se encontrem num foco atrás da retina e não em cima como deveria ser para o olho normal. O problema ocorre em bebês e crianças devido a uma alteração no formato da córnea ou do cristalino que se alonga conforme a evolução do corpo.  Porém, durante o processo de crescimento, a doença pode ser corrigida. No caso dos adolescentes, é normal apresentar graus moderados com poucos sintomas característicos da anomalia.

Segundo o oftalmologista Luis Fernando Dourado Paiva, especialista do Instituto de Olhos Clovis Paiva, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, existem alguns fatores que provocam a hipermetropia em crianças, como o ambiente, a etnia e, principalmente, a genética. “Ela ocorre com bastante frequência na infância e tende a diminuir na adolescência. A falta de correção pode dificultar o processo de aprendizado e ainda reduzir, ou limitar, o desenvolvimento nas atividades desses jovens. Em alguns casos, pode ser responsável por repetência, evasão escolar e dificuldades na socialização”, afirma.

Ainda de acordo com o especialista, os sintomas relacionados à hipermetropia, além da dificuldade enxergar de perto, variam entre dor de cabeça, fadiga ocular e dificuldade de concentração em leitura.  Os sintomas se evidenciam devido ao esforço visual excessivo em atividades realizadas com aparelhos eletrônicos como computador, telefone, tablet e televisão.   “A melhor maneira de diagnosticar a hipermetropia é fazendo um exame de refração. O tratamento para corrigir este tipo de anomalia é realizado com cirurgia refrativa. O uso de óculos ou lentes de contato corretivas é considerado um método convencional e também pode solucionar o problema”, completa.

*Com informações da Revisa Veja Bem – do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

1 visualização0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page