top of page

Lá vem o sol…

Instituto de Olhos Clóvis Paiva alerta sobre o uso dos óculos no verão

Manoela Siqueira

Chegou o verão e com ele muito sol, praia e calor. Durante a estação mais quente do ano é comum as pessoas fazerem passeios ao ar livre, irem a shoppings e a shows. O oftalmologista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, Luís Fernando Paiva, alerta que existem alguns cuidados para evitar problemas oculares no período. “A higiene é o mais importante para que não haja transmissão de vírus e bactérias que podem causar a conjuntivite, por exemplo. Evitar aglomerações é outra dica e, se coçar o olho for inevitável, sugiro lavar bem as mãos antes”. O médico ainda recomenda não compartilhar maquiagem como lápis, sombra ou rímel.

Outro cuidado essencial para proteger os olhos é usar óculos de sol com proteção contra raios ultravioletas. “Os óculos vendidos nos camelôs, sem essa proteção, não são tão inofensivos como parecem. É melhor não usá-los, pois a lente facilita a ação dos raios solares uma vez que ocorre a dilatação da pupila no escuro, por onde entra a radiação”, alerta.

Lentes coloridas também devem ter a proteção. O oftalmologista explica que lentes cinza devem ser utilizadas nas atividades diárias; as verdes, na prática de esportes e na praia; as amarelas, para dirigir porque aumentam o contraste. O médico não recomenda o uso das lentes vermelhas ou roxas por facilitar a entrada de raios solares que podem, em alguns casos, causar danos à córnea. “Crianças também devem fazer uso de óculos de sol”, recomenda.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page