top of page

Lentes de contato nas férias


Neste fim de ano, planejar uma viagem para relaxar fora da agitação da cidade grande é sempre uma boa escolha. No entanto, às vezes não sobra espaço na mala para vários itens, dentre eles o estojo de óculos. Por isso, uma ótima solução são as lentes de contato, que oferecem praticidade e não atrapalham o look de veraneio, atividades esportivas e festas. Para ajudar, o Instituto de Olhos Clovis Paiva, clinica de oftalmologia localizada na Boa Vista, centro do Recife, separou algumas situações e dicas para o uso das lentes de contato durante as férias.

Para complementar o visual para as baladas, as lentes de contato são uma interessante opção de correção visual. O importante é saber como usar. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), elas devem ser colocadas antes de utilizar qualquer tipo de maquiagem ou creme nas mãos. No final do dia, ao remover a maquiagem, deve-se, primeiro, tirar as lentes. A preferência é não usar produtos à prova de água, pois são muito resistentes e podem aderir às lentes de contato, deixando também resíduos nos olhos.

Lentes de proteção

A exposição frequente à radiação UV, ao longo dos anos, pode causar sérios danos à visão, como catarata, câncer de pele e outras doenças. Ainda segundo o CBO, é recomendado o uso de chapéu de abas largas e de óculos escuros para prevenir os problemas provenientes do Sol. Quem tem necessidade de correção óptica também pode contar com as lentes de contatos com proteção UV classe I ou classe II, que bloqueiam praticamente todos os raios que atingem a área central dos olhos, protegendo estruturas externas e internas do olho.

Dicas de uso

Durante as férias, cuidados devem ser reforçados. As lentes de contato exigem responsabilidade no manuseio e na manutenção. “Lavar bem as mãos com água corrente e sabão, enxaguá-las e secá-las são atitudes que previnem irritações leves a graves infecções no olho”, explica o oftalmologista Luis Fernando Paiva. As mãos não devem ficar úmidas por água ou outros produtos que não sejam a solução multipropósito. Agora, neste período de descanso, as lentes de descarte diário são as mais indicadas. Basta lavar e secar bem as mãos, tirar a lente de contato da embalagem, usar durante o dia e depois jogá-la no lixo.

As lentes também são indicadas para quem pratica esportes. “Elas trazem liberdade de movimento, permitem que se tenha um campo de visão maior em relação aos óculos, não embaçam e são mais seguras, pois não há risco de quebra durante choques”, justifica Paiva. Nas modalidades aquáticas, deve-se ter muito cuidado, pois os riscos de contaminação, infecção e complicações são maiores. Geralmente, nestes casos, as lentes de descarte diário também são recomendadas por serem desprezadas após o uso, diminuindo as chances de contaminação. Qualquer outra dúvida quanto ao uso das lentes de contato, consulte um oftalmologista.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page