Diariamente, os olhos são expostos a poluentes do ar, bactérias da pele, microrganismos trazidos pelo vento, cosméticos e a uma diversidade grande de outros agressores. De acordo com o oftalmologista Luís Fernando Paiva, as pálpebras e pestanas oferecem determinado bloqueio, mas, às vezes, essas superfícies não garantem a proteção completa da visão. “As influências externas podem originar incômodos nos olhos e nas pálpebras, como as conjuntivites e secreções secas”, explica o especialista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, localizado no bairro da Boa Vista, região central do Recife. Ainda de acordo ele, a higiene é uma importante ação de prevenção, mesmo depois de tratamentos efetuados em clínicas oftalmológicas.
A simples lavagem do rosto, feita geralmente com xampu suave, pode retirar as impurezas nos olhos quase por completo. Deve-se prevenir a inflamação do bordo da pálpebra com limpeza diária, utilizando cotonete, principalmente em casos de pele gordurosa. “Perto das pálpebras, se encontram as glândulas sebáceas sujeitas a obstrução de poros. Isto pode originar inflamações desagradáveis”, informa. A maquiagem também requer cuidados no momento da remoção do produto e da limpeza ao redor doolho. “Durante a noite, podem entrar facilmente partículas de cosméticos nos olhos e provocar irritações”, completa.
Soros especiais e gel para lavagem podem ser encontrados em farmácias. Esses banhos têm efeito refrescante sobre olhos secos e irritados, muitas vezes, resultado do esforço em frente ao computador ou à televisão, além da leitura intensa. O cuidado com a pele, sendo parte da higiene ocular, é importante pela prevenção de rugas que dificultam a articulação da visão. Informe-se mais sobre o assunto com os oftalmologistas do Instituto de Olhos Clovis Paiva. A clínica recebe pacientes de todas as idades, com equipe médica experiente e equipamentos de última geração. Além do amplo estacionamento, o local é referência em tratamento da visão.
Comments