Especialistas, no dia da saúde ocular, afirmam que mesmo quem não usa óculos, um check-up anual deve ser feito
por Íris Garbuglio | qua, 10/07/2013 – 07:02
ChicoPeixoto/LeiaJáImagens
<img src="<a href=" OLHOS.jpg?itok='tZd00kBs" 07="07" 2013="2013" noticias="noticias" image="image" field="field" public="public" large="large" styles="styles" files="files" default="default" sites="sites" static1.leiaja.com="static1.leiaja.com" />http://static1.leiaja.com/sites/default/files/styles/large/public/field/image/noticias/2013/07/OLHOS.jpg?itok=tZd00kBs” width=”625″ height=”470″ alt=”” title=””>
A visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres humanos, aprimorarem sua percepção do mundo. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe, é que o essencial é fazer um check-up oftalmológico pelo menos uma vez por ano para garantir a saúde dos olhos. Nesta quarta-feira (10), quando é comemorado o Dia da Saúde Ocular, o oftalmologista José de Barros orienta sobre alguns cuidados simples com os olhos.
José de Barros, que é médico do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, atenta para os cuidados com a higiene, tais como lavar as mãos e não coçar os olhos podem evitar vários tipos de enfermidades. “Para as doenças contagiosas, a maneira de evitá-las que mais recomendamos é não esfregar os olhos e manter as mãos sempre limpas”.
As patologias mais recorrentes são as contagiosas, como a conjuntivite e as não infecciosas, como o Glaucoma e a Catarata. “O Glaucoma é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico. A baixa na visão é o primeiro sintoma. Ela é mais comum em pacientes com mais de 40 anos e se não diagnosticada cedo, pode causar a perda da visão”, explica José de Barros.
Inicialmente, o tratamento é realizado a base de colírios e se o quadro mudar, o paciente passará por uma pequena cirurgia ou então por raio laser para estabilizar a pressão do globo ocular.
A Catarata é a perda da transparência do cristalino, lente natural do olho que fica atrás da pupila, que vai “se sujando” progressivamente, causando baixa na visão. A única forma de tratamento é através de uma cirurgia relativamente simples e de fácil recuperação.
Lentes de contato
Utilizada em grande maioria, pelos jovens, as lentes de contato – quando mal utilizados, podem causar problemas sérios como úlcera de córnea e até mesmo a perda da visão. “Falta de higienização, o uso excessivo sem a troca com os óculos e dormir com as lentes de contato podem causar danos visuais irreversíveis. Por isso, os usuários devem sempre estar lubrificando suas lentes e não troca-las com as mãos sujas” afirmou o médico.
Comments