Do portal msn.minhavida.com.br
A conjuntivite alérgica ocorre quando a camada transparente do tecido que reveste as pálpebras e a que cobre a parte branca do olho (conjuntiva) ficam inchadas ou inflamadas devido a uma reação ao pólen, caspa, mofo ou outras substâncias causadoras de alergia.
SINTOMAS
Os sintomas podem ser sazonais e podem incluir:
Coceira intensa ou olhos ardendo
Pálpebras inchadas, especialmente na parte da manhã
Olhos vermelhos
Secreção ocular viscosa
Lacrimejamento (olhos lacrimejantes)
Vasos alargados (dilatados) no tecido transparente que cobre a parte branca do olho
TRATAMENTO
O melhor tratamento é evitar o que causa os sintomas da alergia. Pode ser impossível evitar todos os seus desencadeadores. No entanto, muitas vezes você pode tomar medidas para reduzir a sua exposição aos desencadeadores, tais como:
Poeira
Mofo
Pólen
Colírio lubrificante pode ajudar a diminuir os sintomas. Você pode aliviar o desconforto aplicando compressas frias nos olhos. Anti-histamínicos orais sem necessidade de receita podem oferecer mais alívio. Entretanto, às vezes eles deixam os olhos secos.
Se as medidas de cuidados caseiros não ajudarem, você pode precisar de tratamento dado por um médico. Isso pode incluir:
Pastilhas antihistamínicas ou antiinflamatórias
Colírios esteróides suaves (para reações mais graves)
Você também pode usar colírios que impedem determinados glóbulos brancos, chamados mastócitos, de liberar histamina. Essas gotas são dadas junto com anti-histamínicos para sintomas mais graves. Eles funcionam melhor se você tomá-los antes de entrar em contato com o alérgeno.
Comentarios