top of page

O uso de equipamentos eletrônicos não causa danos à sua visão

     No mundo altamente tecnológico em que vivemos, as crianças estão cada vez mais ligadas a todas as novidades do setor de informática e tecnologia. No tradicional Dia das Crianças, elas já vêm trocando as bonecas e os carrinhos pelos celulares, tablets e ipods há algum tempo. Esse contato tem acontecido cada vez mais cedo. Mas, ao contrário que se possa imaginar, a proximidade precoce com esses equipamentos ajuda no desenvolvimento visual e neurológico da criança.

    Segundo o oftalmologista José de Barros, que atende no Instituto de Olhos Clóvis Paiva, na Boa Vista, centro do Recife, não existe uma indicação de idade para começar a utilizar os equipamentos virtuais, mas o contato deve ser moderado. Para os adultos, ele aconselha não ultrapassar oito horas diárias. Porém, se a pessoa precisa trabalhar mais do que isso, é importante fazer pausas. O especialista ensina que algumas piscadas seguidas podem ser um bom exercício, pois ajudam na lubrificação ocular.

    Mexer em aparelhos eletrônicos enquanto dirige ou anda de ônibus também não traz nenhum malefício, do ponto de vista ocular, à pessoa, pois o balanço do veículo não vai causar nenhum deslocamento na retina, como muita gente imagina. Quem tem catarata ou glaucoma não tem restrição de contato com os equipamentos eletrônicos, ainda de acordo com o médico, pois o uso deles não leva ao agravamento das doenças.

    O oftalmologista alerta para o principal problema relacionado ao uso dos meios tecnológicos, o olho seco, que está se tornando cada vez mais comum, tanto por conta da redução do reflexo do piscar, como também pela própria luminosidade da tela que leva à maior evaporação lacrimal. Nos casos mais brandos, diz o médico, lágrimas artificiais podem ser utilizadas. Em alguns casos, usa-se também um gel lubrificante. O especialista ressalta ainda que o uso de protetores de tela e a diminuição do uso de ar-condicionado ajudam a evitar o problema.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page