top of page

Pesquisa revela método mais eficaz para prevenir o glaucoma

Do portal: www.http://zerohora.clicrbs.com.br

Passar o dia em uma clínica medindo a pressão do olho pode parecer cansativo, mas é o melhor caminho para um diagnóstico precoce do glaucoma, segundo pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo revelou que o exame da curva diária de pressão intraocular é o método mais eficaz de prevenção da doença, conhecida por ser silenciosa e ter o poder de levar à cegueira irreversível.

 — Esse mapeamento vê como a pressão se comporta. A da manhã é a mais importante, porque um percentual muito alto dos doentes tem o pico nesse horário — conta o professor titular de oftalmologia da UFMG, Sebastião Cronemberger, que conduziu o estudo.

 Foram três anos de pesquisas no Hospital São Geraldo, em Belo Horizonte, unidade pertencente ao Hospital das Clínicas da universidade, onde cinco métodos de diagnóstico foram aplicados em 45 pacientes com suspeita de glaucoma. A análise dos resultados mostrou que, enquanto a curva foi positiva em 70% dos casos suspeitos, o segundo teste mais eficiente não chegou à metade disso.

 — Não existia um trabalho assim, e hoje cada médico faz o exame que quer — conta Cronemberger.

 O especialista defende ainda uma curva mais detalhada, como a que é realizada há 50 anos no Hospital São Geraldo, em que o paciente é internado e, no dia seguinte, às 6h, faz uma última aferição, deitado e no escuro.

 O pesquisador percebeu que, como isso é bastante trabalhoso, muitos oftalmologistas fazem o controle por meio de outros métodos. — Não sei se esse comportamento vai mudar. Já aboli os outros exames da minha clínica.Acho que os colegas deveriam fazer o mesmo — sugere. Apesar dos resultados da nova pesquisa, especialistas alertam para a importância de um diagnóstico a partir da realização de diversos exames.O médico Frederico Bicalho,com curso de doutorado em oftalmologia pela Faculdade de Medicina da UFMG,diz que não há um consenso sobre o teste mais adequado.

Segundo ele,a curva realizada no Hospital São Geraldo,onde também trabalha,é importante,mas inviável na maioria das clínicas,que não dispõem de leitos para internação. Dessa forma,vários exames,juntos,podem ajudar a chegar a um diagnóstico mais consistente. — Todos são importantes. Existem centenas de trabalhos comparando os exames, considerando um ou outro o melhor — explica. 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer

Betygsatt till 0 av 5 stjärnor.
Inga omdömen ännu

Lägg till ett betyg
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page