Do Portal da Oftalmologia
Copa das Confederações acontecendo. Os brasileiros animados, prontos para assistir aos jogos da seleção. Mas a FIFA impôs algumas normas para o torcedor frequentar as novas arenas esportivas. Você sabe o que pode ou não pode levar para o estádio?
É proibido levar grandes quantidades de papel e/ou rolos de papel; guardas chuvas de cabos longos; garrafas, latas ou qualquer recipiente fechado, como embalagens Tetrapak ou caixas térmicas; fogos de artifício, sinalizadores, bombas e outros engenhos pirotécnicos ou dispositivos que produzam fumaça; líquidos de qualquer tipo (inclusive bebidas alcoólicas ou não); instrumentos que produzam volume excessivo de barulho, tais como megafones, sirenes ou buzinas a gás; computadores pessoais, instrumentos que emitam raios laser, apontadores a laser ou similares.
Segundo oftalmologista Canrobert Oliveira, a iniciativa da FIFA de proibir o laser é uma medida que além de resguardar o bom andamento da partida, preserva a saúde ocular de todos os presentes ao local. “Muitos torcedores usavam este artifício para atrapalhar o time adversário, já que o laser quando atinge o olho rapidamente pode provocar uma cegueira temporária. Mas se o tempo de exposição na retina for maior, pode causar uma lesão irreversível dos neurônios da mácula, prejudicando uma área nobre da visão”, alerta o especialista.
A mácula é a região central da retina e qualquer alteração que ela sofre pode resultar em dificuldade de ler, escrever, ver televisão, realizar trabalhos manuais, já que estas atividades dependem de um detalhamento maior da imagem, que a retina não teria mais. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de utilizar as ponteiras de laser. “Elas nos auxiliam muito em apresentações e palestras, mas não devem ser usadas como brinquedo. Principalmente as de luz verde, que são 60 vezes mais potentes que as vermelhas. Estes objetos deveriam vir com um alerta sobre a sua periculosidade e a com instruções precisas de manuseio”, completa Canrobert Oliveira.
Comments