top of page

Ponteiras de laser podem provocar alterações irreversíveis nas máculas

Do Portal da Oftalmologia

Copa das Confederações acontecendo. Os brasileiros animados, prontos para assistir aos jogos da seleção. Mas a FIFA impôs algumas normas para o torcedor frequentar as novas arenas esportivas. Você sabe o que pode ou não pode levar para o estádio?

É proibido levar grandes quantidades de papel e/ou rolos de papel; guardas chuvas de cabos longos; garrafas, latas ou qualquer recipiente fechado, como embalagens Tetrapak ou caixas térmicas; fogos de artifício, sinalizadores, bombas e outros engenhos pirotécnicos ou dispositivos que produzam fumaça; líquidos de qualquer tipo (inclusive bebidas alcoólicas ou não); instrumentos que produzam volume excessivo de barulho, tais como megafones, sirenes ou  buzinas a gás; computadores pessoais, instrumentos que emitam raios laser, apontadores a laser ou similares.

Segundo oftalmologista Canrobert Oliveira, a iniciativa da FIFA de proibir o laser é uma medida que além de resguardar o bom andamento da partida, preserva a saúde ocular de todos os presentes ao local. “Muitos torcedores usavam este artifício para atrapalhar o time adversário, já que o laser quando atinge o olho rapidamente pode provocar uma cegueira temporária. Mas se o tempo de exposição na retina for maior, pode causar uma lesão irreversível dos neurônios da mácula, prejudicando uma área nobre da visão”, alerta o especialista.

A mácula é a região central da retina e qualquer alteração que ela sofre pode resultar em dificuldade de ler, escrever, ver televisão, realizar trabalhos manuais, já que estas atividades dependem de um detalhamento maior da imagem, que a retina não teria mais. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de utilizar as ponteiras de laser. “Elas nos auxiliam muito em apresentações e palestras, mas não devem ser usadas como brinquedo. Principalmente as de luz verde, que são 60 vezes mais potentes que as vermelhas. Estes objetos deveriam vir com um alerta sobre a sua periculosidade e a com instruções precisas de manuseio”, completa Canrobert Oliveira.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page