As pessoas com mais de 40 anos, muitas vezes, desenvolvem a presbiopia. A doença, que também é conhecida como vista cansada, é causada pelo envelhecimento do cristalino, espécie de lente natural que, gradativamente, vai perdendo a capacidade de focar imagens próximas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o número de pessoas com a enfermidade cresce bastante ao ano, já batendo a marca dos 50 milhões de brasileiros.
A presbiopia aparece de maneira diferente nas pessoas, depende do tipo de visão que ela tinha antes do problema. Segundo o oftalmologista José de Barros, do Instituto Clóvis Paiva, no bairro da Boa Vista, Região Central do Recife, as pessoas na faixa etária da doença devem estar em alerta para as alterações na visão. Elas necessitam estar em contato com um oftalmologista para um exame mais detalhado no intuito de diagnosticar rapidamente a classificação de vista cansada e iniciar um tratamento.
A doença, se não tratada, provoca a diminuição da capacidade de foco em objetos próximos, fadiga ocular, além de dores de cabeça. Ela pode ser tratada com o uso de óculos ou com cirurgia.
Comments