top of page
Foto do escritorInstituto Clóvis Paiva

Prevenção e controle do diabetes evitam complicações

O Dia Mundial do Diabetes é marcado em 14 de novembro. Durante todo o mês várias ações são desenvolvidas como alerta para prevenção e controle da doença, tendo o azul como a cor de destaque. A campanha é chamada, por isso, de Novembro Diabetes Azul

A possibilidade de desenvolver problemas de visão é uma das várias complicações do diabetes. Por isso, é muito importante manter o controle glicêmico. Atualmente, 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. A melhor estratégia para combater esta estatística é educar para prevenir, difundir conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Mais de 60% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Para o oftalmogista José de Barros, que atua no Instituto de Olhos Clóvis Paiva é fundamental que o paciente seja assistido por uma equipe multidisciplinar. Além do oftalmologista, é preciso consultar endocrinologista, nutricionista, cardiologista, dentre outrosque ajudam no enfrentamento desta doença.

Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente deve ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente.

Veja informações importantes para prevenir o surgimento dessas doenças:

– Faça um exame de fundo de olho pelo menos uma vez por ano

Em seus estágios iniciais, o diabetes não apresenta sintomas e não aparecem sinais na visão. Este exame permite analisar a retina e o nervo óptico para identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão.

– Controle o açúcar no sangue

A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos.

– Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis

A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral.

– Não fumar

Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior.

– Pratique atividades físicas

Exercício físico é bom para os olhos e ajuda no controle do diabetes. Faça caminhadas de 30 a 45 minutos pelo menos três vezes por semana.

Importante: cerca de 60% dos portadores do diabetes tipo 2 não sabem que podem ter problemas e até perder a visão, como mostra um estudo da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). E 69% dos portadores de diabetes tipo 2 não conhecem a retinopatia diabética, principal causa de perda de visão nesse grupo. Isso reforça a necessidade de cuidar da saúde, evitar os fatores de risco e ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page