O número de fraturas ocasionadas por quedas entre os idosos tem sido associados com um maior risco de mortalidade, número que pode ser até 25% maior nestes casos. Além dos problemas cognitivos, neurológicos e ambientais que prejudicam pessoas mais velhas, outro fator que tem contribuido, e muito, para o crescimento do número de quedas são os problemas visuais.
O sistema visual é um importante contribuinte para o equilíbrio das pessoas, pois fornece informações sobre o ambiente.
Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Goiás “existem evidências de um esforço considerável de coordenação entre os movimentos dos olhos e dos membros inferiores. Com o envelhecimento, o tempo para o processamento da informação visual é prolongado para obter sucesso.”
Por estas razões, qualquer déficit visual, seja na visão periférica, seja na visão central dificultam na qualidade de vida dos idosos, tendo em vista que, além dos problemas e da dependência física que este fator provoca, isto pode interferir nos aspectos psicoemocionais do idoso. O recomendável é, para quem já está na terceira idade, fazer avaliação contínua com seu oftalmologista especialista e seguir tudo o que este prescrever. Já para quem ainda goza da saúde plena da juventude, consulte periodicamente seu oftalmologista para prevenir que problemas simples se agravem no futuro.
Portal Hospital dos Olhos
Comments